sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Atendimento Educacional Especializado - AEE


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE 

O papel do professor do Atendimento Educacional Especializado - AEE na escola e na sala de Recursos Multifuncionais - SRM, de acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelece como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas de forma a complementar e/ou suplementar a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência. O professor do AEE desempenha papel importantíssimo no processo da educação inclusiva, realiza avaliação psicopedagógica com o aluno, anamnese com a família, encaminha ao atendimento multidisciplinar quando se faz necessário, orienta as famílias, os demais profissionais envolvidos no processo educacional, identifica o público alvo e reconhece potencialidades. É imprescindível que o professor conheça seu aluno e suas particularidades de modo a ajudar o aluno a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando suas especificidades cognitivas no intuito de favorecer a sua autonomia intelectual. Os professores da sala regular e do AEE precisam se envolver para que os objetivos específicos sejam alcançados, compartilhando um trabalho interdisciplinar e colaborativo. As funções do profissional do AEE são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores escolares, tendo em vista o benefício do público alvo do AEE e a melhoria da qualidade do ensino.  A garantia de acesso, participação e aprendizagem contribuem para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças.
       A importância do estudo de caso para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE visa identificar o tipo de problema: cognitivo, de linguagem; de contexto escolar, familiar ou cultural; de saúde e desenvolvimento físico; afetivo; social; de aprendizagem. Identifica também a origem do problema: se é da escola; da sala de aula; da relação como professor; da família; de material pedagógico; de aprendizagem; de afetividade; sociabilidade; de cognição, entre outros. O plano do AEE contribui para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na SRM, pois, define com clareza os objetivos a serem alcançados na SRM como também na sala regular. O plano deve ser reavaliado pelo profissional do AEE, para se verificar os efeitos esperados e se o mesmo necessita de reajustamento. O plano do AEE visa estabelecer o planejamento das atividades a serem desenvolvidas, como também estabelece o período e os resultados esperados.

RFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. 

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: a escola comum inclusiva/ Edilene Aparecida Ropoli...[et.al.].-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial;[Fortaleza]:Universidade Federal do Ceará, 2010.


8 comentários:

  1. Regina, seu texto está muito bom, com muita clareza sobre a importância do papel do professor na SRM, enfatizando de forma muito pertinente o estudo de caso.

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    1. Valci!
      Amei a sua participação no meu blog! Muito obrigada por seus comentários. Admiro a sua participação no curso e desejo sempre, que visite o blog e dê a sua contribuição. Um abraço!

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  2. Amei seu texto, pois ele enfatizou de forma clara a contribuição do plano da AEE, como também a importancia do Estudo de Caso para que a aprendizagem seja significativa e que o aluno tenha um bom desenvolvimento na sala de recursos.

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    1. Edja!!!
      Este curso, nos favoreceu nos aproximarmos. Muito obrigada por seus comentários. Agradeço o presente da sua amizade, como também, as suas contribuições favorecem a ampliação dos conhecimentos na atividade do AEE. Um abraço!

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  3. Amiga consegui abrir seu blog!
    Como era de esperar, seu texto nos informa claramente o papel do professor da SRM, suas etapas para o desenvolvimento de atendimento, como: o estudo de caso do aluno, facilitando assim a elaboração do plano a ser executado para seu desenvolvimento. Admiro seu trabalho!

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  4. Amiga!
    Muito obrigada por seus maravilhosos comentários. Conhecê-la, neste curso foi presente, tenho aprendido muito com a sua amizade e, os seus conhecimentos, contribuem com o meu crescimento pessoal e profissional. Um abraço!

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  5. Lindo o seu blog Regina, você é muito criativa nas suas postagens, também, servem de orientação para nós como professores da sala de recursos.

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  6. Muito obrigada por sua participação e comentário sobre a postagem. Um grande abraço!!

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