domingo, 1 de dezembro de 2013

DESCRIÇÃO / AUDIODESCRIÇÃO

AUDIODESCRIÇÃO

A descrição de imagens é a tradução em palavras, a construção de retrato verbal de pessoas, paisagens, objetos, cenas e ambientes, sem expressar julgamento ou opiniões pessoais a respeito.
De acordo com Nota Técnica Nº. 21/2012, estes são alguns aspectos que a descrição deve contemplar: Identificar o sujeito, objeto ou cena a ser descrita – O que/quem; Localizar o sujeito, objeto ou cena a ser descrita – Onde; Empregar adjetivos para qualificar o sujeito, objeto ou cena da descrição – Como; Empregar verbos para descrever a ação e advérbio para descreveras circunstâncias da ação – Faz o que/como; Utilizar o advérbio para referenciar o tempo em que ocorre a ação – Quando; Identificar os diversos enquadramentos da imagem – De onde; entre outros...
Os vídeos a seguir, mostram a audiodescrição da capa do livro “O Fantasma do Castelinho” de Heloisa Noell e a história do livro “O Menino que Via Com as Mãos” de autoria de Alexandre Azevedo.
Sabemos da importância da língua portuguesa na nossa vida e em especial, na vida das pessoas com baixa visão e cegueira. Com a acessibilidade dos recursos dos vídeos com audiodescrição, os educadores podem incluir nas atividades pedagógicas a riqueza da literatura proporcionando as pessoas videntes, cegas e com baixa visão, a riqueza de detalhes dos vídeos narrados.
As atividades pedagógicas sugeridas são: o estudo da capa de livro e a história de livros paradidáticos, com os recursos de narração, leitura, conto e reconto, interpretação, produção textual e desenho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRSIL. Nota Técnica, Nº. 21. Orientações para descrição de imagens na geração de material digital acessível - Mecdaisy. MEC/SECADI/DPEE, 2012. Disponível em http://portal.mec.br/index.php?option=comman&task=download&gid=10538&itemid=.acesso em 01/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário