domingo, 9 de março de 2014

Oralismo,Comunicação Total e Bilinguismo

Oralismo, Comunicação Total e Bilingüismo:

ORALISMO: objetivava a desmutização, priorizava o trabalho de aquisição da oralização, essa modalidde era metódica e repetitiva, primava pela linguagem oral e escrita, convertiam as pessoas surdas, usuárias dos sinais, em usuários da língua oral. Os preceitos oralistas proibiam as gestualizações, pois acreditavam que o uso dos sinais acarretavam o atrofiamento da mente e desfavorecia o desenvolvimento da fala. O Oralismo pretendia transformar as pessoas surdas em ouvintes com o uso do aparelho auditivo (prótese auditiva), a concepção médica era direcionada pela busca da cura da surdez, negava a presença dos professores com surdez no processo educacional, considerava a Língua de Sinais inferior à língua oral em todos os aspectos. O oralismo discriminava  a cultura surda e negava a diferença entre surdos e ouvinte e pregava a homogeneização.

COMUNICAÇÃO TOTAL: considera todas as características da pessoa com surdez, utilizava todo e qualquer recurso possível para a comunicação (fala, gestualização, textos orais e escritos), a fim de potencializar as interações sociais. A linguagem gestual visual, textos orais e escritos e as interações sociais caracterizavam a comunicação total. As pessoas surdas eram segregadas, permaneciam agrupados pela deficiência, marginalizava e excluía do contexto maior da sociedade. Não valorizava devidamente a Língua de Sinais, negava a Língua de Sinais como língua natural das pessoas com surdez. Usava o Português sinalizado e desfigurava a rica estrutura da Língua de Sinais.

BILINGUISMO: capacita a pessoa com surdez a utilizar a Língua de Sinais (LIBRAS) e a língua da comunidade ouvinte (Língua Portuguesa), valoriza a educação inclusiva, onde ouvintes e surdos convivem no mesmo espaço educacional, define que para os alunos com surdez a primeira língua é a LIBRAS e a segunda língua é a Língua Portuguesa na modalidade escrita, orienta para a formação inicial e continuada de professores e formação de intérpretes para a tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa, respeita as especificidades e a forma de aprender de cada um, não impondo condições à inclusão desses alunos no processo de ensino e aprendizagem.









De acordo com o Decreto 5.626, 5 de dezembro de 2005, as pessoas com surdez têm direito a uma educação que garanta a sua formação, em que a LIBRAS e a Língua Portuguesa na modalidade escrita, constituam línguas de instrução e que o acesso às duas línguas ocorra de forma simultânea no ambiente escolar. 

Diante do exposto, a proposta bilíngue pauta a organização da prática pedagógica na escola comum, na sala de aula comum e no Atendimento Educacional Especializado/AEE. No AEE destacam-se três momentos didáticos-pedagógicos: 
AEE em LIBRAS é destinado à PS, deve ser realizado todos os dias, com todos conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares em LIBRAS, semelhante ao desenvolvido na sala comum, deverá ser desenvolvido preferencialmente por um professor surdo ou professor especializado com domínio da LIBRAS. Nesse momento, deverão ser utilizadas muitas imagens visuais e, quando o conceito é muito abstrato, recorrem a outros recursos como teatro. Neste atendimento deverão estar presentes: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, fichas individuais, etc. 
AEE de LIBRAS para os alunos com surdez com aulas de LIBRAS, para a aquisição principalmente de termos científicos a serem introduzidos pelos conteúdos curriculares, deverá ser ministrado pelo professor e/ou instrutor de LIBRAS, preferencialmente surdo. O atendimento deverá ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. 
AEE em Língua Portuguesa deverá ser realizado todos os dias, no contra turno, por uma professora graduada em Língua portuguesa. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa. Neste atendimento objetiva-se desenvolver a competência gramatical ou linguística, bem como textual, para que a PS seja capaz de gerar sequências linguísticas bem formadas.




10 comentários:

  1. O surdo pode e deve estar inserido numa escola que não seja destinada apenas para surdos, precisa manter contato com o mundo ouvinte (já que a maioria das pessoas o são e isto é inevitável e inegável que aconteça), porém no ambiente escolar a interação entre ouvinte e surdos se dá de maneira informal e principalmente quando crianças, pois os pequeninos não têm incrustados na mente o preconceito, fazendo com o surdo (desde já trabalhado nesta perspectiva) se aceite como surdo e sinta na prática que a interação entre ambos (surdos e ouvistes) pode acontecer, interações estas que não serão apenas no momento ensino-aprendizagem, mas no ato de brincar e se sentir aceita,elas precisam disso,aprender a lidar e interagir com o aprendizando,estudando e bricando.

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  2. Sim , o surdo deve ser inserido em uma escola regular, para ingressar na sociedade , mas para isso é preciso uma adaptação para que ele não se sinta excluído ,por isso a importância do acompanhamento de um um professor de Libras

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  3. Agora com a obrgatóriedade da diciplina na formação dos professores,vai ter uma grande diversisdades,que podem ser compreendidas.Uma perspctiva curricular de inclusão no caso de libras,com isso vai evidenciar o conhecimento e reonhecimento,pelos os prefessores,que irão atuar com essas crianças e adolecentes,que dependem do processo de uma boa aprendizagem no resultado do aluno na inclusão.

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  4. Direito do Surdo é obigatório pois todos tem direito de uma educação de qualidade.

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  5. gostei muito que agora os futuros professores como eu estão sendo preparamos para unir surdos ; deficientes auditivos e ouvintes a unir forças para um mundo melhor futuramente.

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  6. interressante usar métodos para inserir o aluno com alguma deficiencia auditiva no processo de educação usando figuras , números e desenhos inserindo este aluno com auxilío de um professsor especializado a aprendizagem mais fácil e didaática.

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  7. É direito do surdo ter um estudo com qualidade precisa ter igualdade no ensino com a ajuda de um professsor de libra.

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  8. É muito importante a interação e a convivência de pessoas surdas com pessoas ouvintes, mas sabemos para esses indivíduos não se sentirem excluídos é importante que a instituição de ensino regular se preocupe em fazer as adaptações necessárias um ambiente como material didático e um interprete de línguas para que essas crianças não se sintam excluídas.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Muto importante antes de começar trabalhar com esse aluno é preciso conhecer todo o histórico por exemplo:
    procurar saber se esse aluno tem conhecimento em libras caso não tenha o professor juntamente com instrutor de libras irão procurar o melhor caminho de aprendizagem usando toda a criatividade e a sabedoria para que ele possa aprender libras de maneira correta pois a libra é a sua primeira língua e depois a língua portuguesa
    Os profissionais da educação precisam se desempenhar no objetivo do aluno especial não se sinta excluído mas incluído no ensino regular.

    1 de abril de 2020 13:02

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